Dor de Ouvido

A dor de ouvido está relacionada a quadros de infecção nos ouvidos, as otites. Existem dois tipos principais de otites agudas, a externa e a média.

A otite externa aguda ocorre quando há acometimento do conduto auditivo e/ou do pavilhão auricular. A dor em geral é intensa e sintomas como diminuição da audição e otorréia (saída de secreção pela orelha) podem estar associados. Sua prevalência aumenta no verão, principalmente após banhos de piscina ou mar. Traumas do conduto auditivo com cotonete também podem desencadear um quadro de otite externa.

A otite média aguda é uma infecção que acomete a região da orelha média, ou seja, internamente à membrana do tímpano. É mais frequente em crianças devido à anatomia da tuba auditiva (canal que comunica a orelha com o nariz e que é responsável por drenar as secreções produzidas na orelha e por ventilar cavidade interna do ouvido) que é mais estreita e horizontalizada do que a do adulto e à imaturidade imunológica. Os sintomas incluem dor intensa, febre, sensação de ouvido tampado, e nas crianças há também diminuição do apetite e irritabilidade.

O tratamento depende do tipo de otite e antibióticos tópicos ou orais podem ser necessários.