Rinite

Rinite é a inflamação da mucosa que reveste a parte interna do nariz. É caracterizada pela presença dos seguintes sintomas: obstrução nasal, coriza (secreção hialina), espirros, prurido (coceira no nariz) e, nos casos mais intensos, diminuição do olfato.  Pode ter causa alérgica ou não alérgica. A diferenciação pode ser feita através exames e da realização de testes alérgicos que podem identificar a qual tipo(s) de alérgeno(s) (ácaros, fungos, pelos de animais, entre outros) o paciente é alérgico.

A rinite alérgica é a causa de rinite mais comum e pode vir acompanhada de outras doenças atópicas como a asma, conjuntivite alérgica e a dermatite atópica, pois a inflamação de origem alérgica não se limita à mucosa nasal. Além disso, a história familiar está fortemente relacionada ao desenvolvimento de doenças alérgicas.

A rinite irritativa é desencadeada por algum tipo de irritante como produtos de limpeza, perfumes e poluição.

O tratamento da rinite pode ser dividido em preventivo, medicamentoso e imunoterapia (vacinas). A higiene ambiental visa evitar o contato com os agentes irritantes, mantendo o ambiente doméstico sempre limpo, arejado e exposto ao sol.