Tontura

A tontura é toda sensação de alteração do equilíbrio corporal, também definida como ilusão de movimento ou desorientação espacial, que pode ter características rotatórias (sensação de que o indivíduo ou os objetos ao seu redor estão rodando) ou não-rotatórias (instabilidade corporal, oscilação dos objetos do campo visual, sensação de flutuação, cabeça oca, etc.).

Trata-se de um sintoma muito comum e que pode causar incapacidade, diminuição da produtividade e interferir na qualidade de vida. O termo “labirintite” refere-se ao fato de que muitas vezes a causa da tontura está relacionada a alguma disfunção do labirinto, que é o órgão do equilíbrio.

É muito importante o paciente compreender é que a tontura é um sintoma de alguma doença ou distúrbio do organismo e não uma doença em si. Por isso, o diagnóstico da causa da tontura é feito através da história clínica minuciosa, da avaliação da presença de outras doenças como diabetes por exemplo, exames laboratoriais, avaliação da função auditiva e do equilíbrio.

O tratamento é individualizado e vai depender da causa da tontura. Varia de uso de medicações, alteração do estilo de vida, controle de outras doenças associadas, reabilitação vestibular, exercício físico, privação de alimentos estimulantes do labirinto como café, doces, chocolate, entre outros.