Toxina Botulínica (Botox)

A toxina botulínica é utilizada na estética facial a fim de suavizar e prevenir rugas e marcas de expressão que surgem com o processo de envelhecimento. Ela é aplicada junto aos músculos da expressão facial responsáveis pela formação das rugas, deixando-os relaxados e as rugas menos marcadas.

As rugas podem ser divididas em dinâmicas e estáticas. As dinâmicas são aquelas que aparecem quando contraímos os músculos da expressão. Já as estáticas aparecem quando estamos em repouso, na testa e ao redor dos olhos (pés de galinha) por exemplo, e já denotam um grau de envelhecimento maior.

Não existe idade de início do uso da toxina botulínica, mas sim indicação para o procedimento. O ideal é que se inicie a aplicação quando as rugas estáticas começam a aparecer, prevenindo o aparecimento de novas rugas.

A indicação e aplicação é individualizada. A anatomia facial varia de pessoa para pessoa, assim como a indicação das regiões que necessitam do tratamento. O objetivo é um resultado suave e natural com aspecto mais rejuvenescido, sem paralisar completamente a expressão.

Os resultados da aplicação começam a ser percebidos com 7 dias, atingindo efeito completo com 15 dias e a duração varia de 4 a 6 meses.  O efeito do Botox não é definitivo.